21
Jan
2022

Sobre o luto

Uma das vivências mais dolorosas resultantes da pandemia pela Covid 19, é a que se refere ao luto. Em uma definição sobre o luto, o amor e a perda são as raízes do luto e suas complicações.

No luto saudável, não vivemos o abandono total da pessoa que amamos, mas buscamos entender as formas complexas de manter esse vínculo, mesmo após a perda. Não é uma doença e sim uma reação natural a uma perda. E um luto é bem elaborado e finalizado quando conseguimos superar a perda e seguir em frente, em um trabalho individual de dar um sentido para a perda.

É importante notar que cada pessoa apresenta uma reação e essas tendem a ser diferentes, não havendo um jeito certo ou um errado de vivenciar o luto. Cada um vive o luto de uma forma singular e não há um tempo certo para superar a perda o que pode durar meses ou anos. O primeiro ano, o primeiro “tudo”, é o mais difícil e vivenciamos episódio agudos de dor emocional, um traço marcante do luto e nos faz rever o que valorizamos. É um choque com a realidade e com a nossa percepção de finitude. Pensar na morte, nos faz pensar sobre a vida.

É importante vivenciar todas as etapas de um processo de luto.

Campanha Janeiro Branco!